A festa infantil do seu filho pode ser feita em sua casa e ainda assim ser inesquecível e muito divertida.

Festa Pescaria

Vários momentos em família são muito especiais, a compra de imóveis em São Paulo (ou em outra região brasileira), o casamento, o nascimento do primeiro filho e, é claro, o aniversário das crianças.

Quem já é pai ou mãe, todos os anos pensa em como fazer algo diferente e divertido para os filhos, de forma que aquele aniversário se torne inesquecível. Alguns preferem os benefícios dos salões de festa, porém, se o orçamento não permitir, uma festa em casa também pode ficar para sempre na memória dos pequenos.

Veja agora algumas dicas essenciais para fazer a festa de aniversário do seu filho em casa e tornar o momento inesquecível e muito divertido.

Comece pelo tema

O tema da festa é que vai tornar o ambiente lúdico e perfeito para o aniversariante e convidados. É o primeiro que deve ser escolhido, antes mesmo de começar a organizar a festa. A dica é apostar em algo que a criança goste e, dependendo da idade, deixar que ela ajude a escolher.

Desenhos animados, contos de fada e até séries e livros servem de inspiração para o cenário da festa. Dependendo do que for escolhido pela criança, vale a pena até pensar em uma festa à fantasia, para criar um ambiente ainda mais divertido.

Caso esteja com pouco dinheiro disponível no orçamento, a dica é aproveitar na ideia do faça você mesmo. Inclusive, se seu filho for mais velho, poderá ajudar na confecção da decoração da própria festa.

Determine a quantidade de convidados

Por ser uma festa em casa, o ambiente é bem mais aconchegante para adultos e crianças. Porém, você terá uma restrição, de acordo com o tamanho do imóvel: a quantidade de convidados.

O ideal é pensar em amiguinhos queridos para a criança e nos parentes mais próximos, principalmente se a ideia é criar algo intimista. Se o pequeno já vai para a escola e não há como convidar todos os coleguinhas, considere a festa em casa para família e amigos próximos e uma festinha na escola depois.

Lembrancinhas feitas pelas próprias crianças

Quer tornar o aniversário do seu filho inesquecível? Você até poderia alugar casa de festas e oferecer lembrancinhas tradicionais, mas o melhor é ser criativo e proporcionar uma oficina em que as crianças vão confeccionar algo.

Pode ser de massinha, biscuit e até de E.V.A., o principal é que os pequenos estejam sob a supervisão dos adultos e possam usar a imaginação. Prepare uma sacolinha simples com doces (balas e pirulitos) para eles levarem, mas deixe que também possam criar algo.

Para diminuir o custo da atividade, veja se alguma mãe ou pai entende de desenho, corte em E.V.A., pintura ou massinha de modelar. Ao final, ele ou ela será o responsável pela oficina. E vai manter os convidados entretidos por um bom tempo!

Prepare uma mesa especial

Independentemente do tamanho da sua casa, a mesa precisa ter certo destaque na festinha infantil. O ideal é que seja decorada e receba os docinhos, salgadinhos e o bolo. Se ainda houver espaço, isopor ou MDF com o nome da criança, logo em frente do bolo, dão um toque diferente.

Deixe a mesa em local de fácil acesso e que não atrapalhe a circulação de todos os convidados, assim, quem quiser ir comendo um doce ou salgado pode se servir e voltar a circular pela casa.

Alugue brinquedos infláveis

Se você não mora em uma casa em condomínio fechado, talvez não tenha acesso à facilidades como um parquinho e outras áreas de recreação para as crianças. Neste caso, convém pensar na ideia de alugar brinquedos infláveis, piscina de bolinhas ou cama elástica. Principalmente porque esta sugestão sai mais barata do que contratar alguma atividade a parte, como mágico ou animador de festas.

Para os pequenos, isso já será sinônimo de muita diversão e vão se manter entretidos e distraídos até o momento dos parabéns ou de outras brincadeiras que tenham sido organizadas especialmente para a festinha.

Faça gincanas e brincadeiras

Você quer se envolver a fundo com a festa do seu filho? Considere incluir gincanas e brincadeiras. O objetivo é não deixar as crianças paradas e muito menos entediadas. No entanto, é preciso ter espaço em sua casa para aproveitar melhor essa ideia. Proponha um pega-pega, esconde-esconde e até caça ao tesouro.

Só verifique se todos os convidados têm idade o suficiente para a brincadeira. Caso contrário, os menores podem participar com os irmãos mais velhos ou com os pais. Para incentivar a participação, proponha um prêmio. Por exemplo, o primeiro grupo que achar o tesouro irá ganhar um pacote de balas e pirulitos.

No convite da festa você já pode mencionar a existência da brincadeira ou gincana, de forma a despertar a curiosidade dos pequenos e até mesmo dos pais.

Não se esqueça da música

A música é ótima para qualquer festa, desde aquela dedicada às crianças pequenas até para os adolescentes. Veja qual é o gosto da maioria dos convidados ou o que aquela faixa etária tem ouvido bastante. Se seu filho já passou dos cinco anos, ele mesmo pode dizer quais músicas gostaria que ouvir durante o aniversário.

Pode usar uma caixa de som portátil e o próprio Spotify para colocar a criançada para dançar. Além de deixar a música rolando durante a festa, há a opção de incluir também em brincadeiras.

Faça a festa no período da tarde

Festas em casa têm um melhor horário para a comemoração. O ideal é que sejam feitas no período da tarde, para que os convidados possam se divertir e ao mesmo tempo não se cansarem tanto.

Afinal, apesar de terem adultos participando, as crianças são as mais interessadas na festinha. Comece a partir das 14h e não esqueça de determinar um horário para as brincadeiras e para cortar o bolo.

Agora você já sabe que não é difícil organizar uma festa infantil em sua casa. O principal é estar disposto a se divertir junto com as crianças e usar sua criatividade. Seu filho vai se lembrar deste momento durante muito tempo.